Flávia Matzenbacher

PRODUTORA
DRT/MTE Nº 12487
FILMOGRAFIA NO IMDB

 

Flávia é de Porto Alegre/RS. Formada em ciências sociais, especialista em projetos sociais e culturais, fundou a Primeiro Corte Produções em dezembro de 2009.

Representante titular no Colegiado Setorial do Audiovisual RS (2022-24).

Produziu três minisséries vencedoras de editais, documentários, diversos curtas e o longa de ficção Redenção, lançado em TV por assinatura e premiado na categoria Melhor Desenho de Som na II Mostra SESC RS de Cinema (2018).

Flávia também atua como sócio-educadora, gestora e consultora de projetos culturais.

Criadora e coordenadora do CIPÓ – Coletivo de Ideias, Projetos e Obras Audiovisuais (2017), foi a única produtora da região sul selecionada pela Agência Nacional do Cinema para integrar a comitiva participante do 27º CRC Coproduction Meeting no V Festival Internacional de Cinema de Roma (2012).

Produtora do documentário Dique de Memórias, em exibição no Canal Futura.

Produziu, também a minissérie Redenção, financiada pelo edital FAC/RS Pólo Audiovisual, exibida na TVE/RS em 2016; e a minissérie Caixa Preta (2017), em exibição no Prime Box Brazil.

Além de obras audiovisuais independentes, foi responsável também pela produção de duas edições do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé/RS (2011 – patrocínio Banrisul; e 2012) e do Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre (2014 e 2015), edições fundamentais para a consolidação dos dois eventos, e do projeto “Transformando realidades através das tecnologias da informação e comunicação”, promovido pela Associação Cristã de Moços/RS – Vila Restinga Olímpica, em Porto Alegre (2012) com o patrocínio da Oi Futuro.

Produtora dos curtas Mocinho e Bandido (2018) – Mensão Honrosa no ENTRETODOS – Festival de Direitos Humanos de São Paulo e selecionado nos festivais Pachamama e Fecim; Bússola (2018) – selecionado no Festival Santa Cruz de Cinema e O Buraco Na Parede (2011) – média de ficção, selecionado no festival de curtas de Clèrmont Ferrand, na França, com roteiro adaptado do conto homônimo de Rubem Fonseca, exibido no Prime Box Brazil.

Produziu os curtas Veraneio (2020) – exibido no Festival de Cinema de Gramado, Somos de Ontem (2020) – premiado pela trilha musical no Festival de Cinema de Três Passos e o inédito Uivos (2021).

Idealizou e produziu os mini-metragens “O amor no futuro” (2009), ficção independente, exibido na RBSTV e no V FestaFilm de Montpellier/FR (2011); e Laurita em Pessoa (2009), documentário independente, classificado entre os 100 melhores no Claro Curtas 2009 e na Mostra Cine Vídeo de Gramado 2009.

Recentemente produziu o espetáculo cênico-musical Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Sulgás.

Atualmente coordena o projeto multidisciplinar Cirandas Audiovisuais e está coordenando a finalização da minissérie de ficção Roca Sales – Restaurante & Bar, vencedor do edital FAC Audiovisual II (Sedac/RS)  e o desenvolvimento do projeto de série Palavras Perdidas, vencedor do edital de Fomento à Produção Audiovisual (FSA/Prefeitura de Novo Hamburgo). Ambos os trabalhos estão no estágio de pós-produção.

Flávia coordenou o projeto “Além das redes de colaboração: diversidade cultural e as tecnologias do poder” do Programa Cultura e Pensamento/Ministério da Cultura em 2007 e da coletânea de textos lançada em agosto de 2008 pela EDUFBA.

Assessora de projetos da Casa de Cinema de Porto Alegre de agosto de 2003 a setembro de 2011.

Assistente executiva nos longas SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007) e MEU TIO MATOU UM CARA (2004) de Jorge Furtado, 3 EFES (2007) e SAL DE PRATA (2005) de Carlos Gerbase, coordenadora de finalização no longa O GATO (2004) de Saturnino Rocha; assistente de produção executiva em FRATERNIDADE (2004) do Banco do Brasil – direção de Jorge Furtado; na série QUE TRABALHO É ESSE? (2006) – Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, coordenação de produção no lançamento do DVD COISA NA RODA (2006), longa em super-8 de Werner Schünemann, assistente de finalização no curta RUMMIKUB (2007) de Jorge Furtado. Assistente executiva dos longas “Antes que o mundo acabe” (2010) e “Menos que Nada” (2011). Assistente executiva da série “MULHER DE FASES” (HBO/2011).