Bússola

Curta metragem de ficção. Em fase de submissão em festivais.

Duração: 15 minutos

Formato: 2K

Filmado em Itapuã-Viamão/RS em 2017.

Sinopse

Alex mora com a mãe numa cidade do interior. Em meio à dor da perda, sua mãe tenta resgatar na memória as boas lembranças que restaram do marido e enfrentar o medo de que o filho venha a ter o mesmo destino que o pai.

O projeto

“Bússola” é um projeto de curta-metragem de ficção produzido coletivamente por um grupo de cineastas que entendem o cinema como uma arte em constante desenvolvimento.

Em sintonia com as intensas mudanças do mercado audiovisual nacional, este trabalho propõe uma nova maneira de fazer e pensar o cinema profissional independente, construindo ideias e produzindo conteúdo de forma colaborativa, ancorado na proposta de incentivo mútuo.

No filme, a vida dos personagens imerge em um drama por conta de um trágico acontecimento: a morte do pai de Alex em um acidente de barco.

Menino exemplar, Alex pouco saber sobre o passado, que sua mãe, insiste em não revelar. Ao ver o filho se interessar por aulas de veleiro, ela começa a reviver dentro de si todas as lembranças que havia deixado adormecidas para criar Alex com força e maturidade. Temendo pelo futuro do garoto, ela o impede de velejar, fazendo com que ele passe a questionar seus motivos e, principalmente, seus silêncios, em meio a tantas dúvidas que o confundem.

“Bússola” passeia pelo íntimo das relações entre mães e filhos, remexendo em questões subjetivas possíveis de acontecer dentro de qualquer família, da ficção ou da vida real. Ao contar o drama vivido por Alex e sua mãe, que veem sua relação abalada por uma série de incompatibilidades, o filme faz pensar sobre diversos processos que integram a construção da personalidade na vida adulta, como o significado da figura paterna, a necessidade de conhecer as próprias origens e a forma como se lida com ausências irreversíveis, como na perda de um ente querido.

O filme surge também como uma iniciativa de nos reinventarmos frente a um cenário audiovisual ainda carente de incentivos culturais que abracem a cadeia produtiva do cinema como um todo, e não apenas nomes já consagrados do mercado. Apostando em um novo modelo de trabalho, unimos uma equipe cheia de talentos que se complementam, pautada, acima de tudo, pelo entusiasmo e paixão pelo que faz.

 

Ficha técnica

Elenco: Liane Venturella e Carlos Aleixo

Roteiro e direção: Thiago Ballvé

Produção: Flávia Matzenbacher

Direção de fotografia: Alvaro Escoto

Direção de arte: Sandro Dreher

Montagem: Lúcio Born

Finalização: Rafael Duarte

Música: Gustavo Foppa

Desenho de som:Gustavo Foppa e Pedro Mariano Wortmann

Operação de câmera: Juliano Dutra

Assistência de câmera: Rafael Trindade

Fotografia still & making of: Ana Luísa Moura

Som direto: Cleverton Borges e Juan Quintans

Assistência de direção: Renata Rezende

Direção de produção: Caroline Guerreiro e Flávia Matzenbacher

Produção de set: Ricardo Fagundes

Texto de divulgação nas redes sociais: Renate Ritzel Melgar

Assistência de arte: Giulia Palermo

Produção de figuração: Aline Oliveira

Eletricista-chefe: Leonel Ruiz (Cebola)

Assistência de elétrica: Júnior

Alimentação: Chef Liliane Rosa, André Damaren e Midas Telles

Transporte: Leandro Mercanti

Locação principal: Sítio Fonte Lyon

Patrocínio via Catarse

Sacos e Sacolas Cibapel

Antônio Pieretti Filho

Cristiane Pessoa

Sérgio Lúcio de Lima Pessoa

Suzana Maria Garagorry Ballvé

 

 

BUSSOLA_PARCEIROS

www.catarse.me/bussola

www.facebook.com/catarsebussola/