Cirandas Audiovisuais

Ciranda é uma grande roda onde os integrantes dançam e cantam ao som de um ritmo lento e repetido. Sugere a união, sintonia, tolerância e igualdade, uma vez que, juntos e de mãos dadas, todos se olham e se enxergam de frente, ocupando posições eqüidistantes e num grande círculo que remete à conexão e horizontalidade.
Pensando nisso, criamos o CIRANDAS AUDIOVISUAIS. Um projeto multidisciplinar que inclui diversas atividades relacionadas ao fazer e pensar o cinema, a televisão e outras mídias, contextualizando-os como potentes ferramentas de ação, empoderamento e transformação social. Pretende contemplar o desenvolvimento e compartilhamento de ideias, a produção colaborativa e ações de formação e difusão que promovam a redução de barreiras sociais e culturais, a efetiva formação de plateias e a interação entre os diferentes sujeitos. Estimula a desmitificação dessas linguagens, o aperfeiçoamento e a qualificação dos profissionais envolvidos como sujeitos engajados e atuantes das comunidades onde se inserem.

 

 

PROJETOS & AÇÕES

Núcleo de criação e produção: Coletivo CIPÓ

Desenvolvido no intuito de incentivar a criatividade, o talento, habilidades e competências dos participantes, estreitando laços e desenvolvendo o espírito de equipe. Aproximando estudantes, jovens realizadores e outros profissionais da área, com estilos e opiniões variadas, é possível quebrar estereótipos e estigmas relacionados à cultura e ao fazer cinematográfico, abrindo espaço a novos olhares, novas formas de analisar e interpretar a realidade, maneiras diferentes de criar e desenvolver boas histórias e consequentemente bons filmes.

Projeto de websérie em desenvolvimento:

PEQUENOS_GOLPESSinopse

Com roteiro de Guto Bozzetti, Pequenos Golpes é um projeto de websérie de cinco episódios de cinco minutos cada que conta a história de cinco personagens diferentes. Em cada episódio, um personagem será vítima de um golpe, uma ação de estelionato, provocando prejuízo para outro personagem. No episódio seguinte, o personagem que foi a vítima anterior, será agora algoz de outro personagem, provocando, por sua vez, prejuízo deste em benefício próprio.

Visão do roteirista

Pequenos golpes trata de vários tipos de contravenção praticadas no dia a dia por diferentes membros da sociedade brasileira, em diferentes posições e classes sociais. A ideia é fazer pensar sobre uma sociedade que se diz contra a corrupção, mas que, invariavelmente, pratica seus próprios delitos, evidenciando a ideia de que só é errado o que o outro faz, mas não o que eu faço. Por isso, essa estrutura onde a vítima de um episódio, faz algo considerado errado em outro. A estrutura narrativa é cíclica, de forma que um episódio encaixa no próximo e o último encaixa no primeiro. Porém, cada episódio funciona separadamente com seus próprios conflitos e estruturado com início, meio e fim em uma história completa, de forma que é possível assistir aos episódios em ordem randômica ou aleatória, pois cada nova história trará novos elementos para entender os personagens, mesmo sem que isso seja primordial.

Produção de curtas metragens independentes:

Acreditamos no talento e competência de nossos colaboradores, parceiros e associados, na criação coletiva, na força das redes, na transformação e avanço constantes daí decorrentes. Por isso, investimos tempo e dedicação em projetos de curtas independentes e autorais que possam ser viabilizados de maneira alternativa, como através de financiamentos coletivos, minimizando a dependência das leis de incentivo e editais de fomento e revelando novos talentos. Estes projetos reúnem profissionais que abrem espaço a estudantes e novos profissionais integrantes do Coletivo CIPÓ, que participam ativamente da fase de produção e realização destas obras. Buscam a otimização dos recursos físicos, materiais, humanos e intelectuais, aproximando os projetos de seus públicos e estimulando novas formas de perceber e apoiar a produção cultural de maneira mais acessível e direta.

Projetos de filmes em andamento:

Bússola – curta de ficção, em finalização, viabilizado por financiamento coletivo. 

Cineclube Nostalgia – longa de ficção, em desenvolvimento de projeto.

Somos de Ontem – em captação de recursos por financiamento coletivo.

Uivos – curta de ficção, em captação por financiamento coletivo

Veraneio – curta de ficção, em captação por financiamento coletivo

Ações de formação e difusão

Conexões Audiovisuais – programa independente de difusão e formação, realizado mensalmente desde maio de 2016.

Realizado em parceria com outros espaços culturais locais, como o bar Entreato e o espaço de vivência Romã da Terra, promove sessões especiais de curtas metragens e outros formatos geralmente fora do circuito de salas de cinema, realizando também sessões itinerantes em escolas das redes pública e privada de ensino. Pretende estabelecer a conexão entre os diferentes sujeitos, realizadores, atores, produtores, distribuidores, pesquisadores, ativistas, críticos, estudantes, educadores e comunidade em geral, aproximando estilos e opiniões diversas, em espaços geralmente alternativos e informais, promovendo a cultura do encontro, estimulando a formação de plateia e facilitando o acesso a obras de qualidade muitas vezes exibidas somente em circuitos de mostras e festivais.