Uivos

UIVOS

Guilherme, é um homem de classe média que vive sob o medo da violência e da perda de seus bens materiais. Guilherme enfrenta o desafio diário de viver na cidade grande, paradoxalmente o ambiente cada vez menos apropriado à convivência humana.

Willian, por outro lado, é o oposto de Guilherme. Morador de rua, cuida dos carros da região, onde procura manter bom relacionamento com seus proprietários, dentre eles o próprio Guilherme. Vivem uma relação artificial, onde o mais beneficiado finge que se importa com a condição do outro, que, por sua vez, finge aceitar passivamente.

Esse limiar de tensão, que pode a qualquer hora resultar em acontecimentos de maior gravidade, representa a atmosfera de Uivos. Não se propõem respostas aos problemas da violência e segurança, mas um alerta e uma reflexão sobre suas causas, geralmente calcadas nas desigualdades sociais. A intenção é contribuir para o despertar de um debate franco e aberto sobre os agentes envolvidos e as consequencias de suas atitudes e posturas diante deste problema que atinge a todos e todas, sem distinção.

UIVOS é um projeto de curta metragem de ficção com roteiro original e direção do cineasta gaúcho Guto Bozzetti que será rodado em Porto Alegre com uma equipe apaixonada por contar histórias e levá-las pro mundo sob a forma de imagens e sons. Uma espécie de fábula moderna sobre o conflito entre as diferentes classes sociais, tão presente e ao mesmo tempo tão ignorado na sociedade brasileira. A partir do prisma da paranoia urbana e da segurança pública, onde a violência das grandes cidades cada vez mais provoca o distanciamento e a rigidez das relações humanas, UIVOS propõe uma reflexão sobre as verdadeiras razões para a insegurança e o medo que cresce a cada dia na atual sociedade. Até que ponto o perigo é real e iminente e até onde pode ser fruto do nosso próprio comportamento individualista?

A produção será viabilizada por financiamento coletivo através do Catarse:

 

https://www.catarse.me/uivos

 

 

 

Elenco:

Roberto Salerno de Oliveira

Fernando Waschburger

Equipe:

Roteiro e direção: Guto Bozzetti

Produção: Flávia Matzenbacher

Produção de set: Ricardo Fagundes

Direção de fotografia: Juliano Dutra

Som direto: William Tondim

Montagem: Lúcio Born

Música e desenho de som: 4’33”

Assistência de direção: Ana Luísa Moura e Sérgio Albeche

Apoio técnico de direção: Renata Rezende

Produção e realização: Primeiro Corte Produções e Coletivo Cipó

Apoio: Entreato e Locall Porto Alegre