Quando Meu Dia Chegar

Projeto de documentário – Em produção

Tornar-se craque de futebol é o sonho de milhares de meninos e meninas do mundo todo, seja em clubes, em campos de várzea, no interior ou em grandes capitais.

Nos principais clubes, processos seletivos são abertos periodicamente em suas escolinhas de futebol, como forma de preparação e futura contratação de novos atletas para compor o quadro das categorias de base de seus times.

Em Porto Alegre, o Esporte Clube São José, mais conhecido como Zequinha, já com 110 anos de atividade, recebe em sua escolinha aproximadamente 200 novos meninos em suas peneiras, realizadas periodicamente a cada ano.

Por sua vez, em Caxias do Sul, o Esporte Clube Juventude, também com 110 anos, realiza periodicamente a “Refinaria de Atletas” abrindo espaço a futuros craques.

 

 

 

 

A presente proposta tem como foco principal a pré-carreira de um futuro atleta do futebol, tendo como meta acompanhar a rotina de um menino ou menina de cada escola preparatória destes clubes, conhecendo mais sobre a realidade de suas famílias, histórico escolar, influências que fazem com que estes garotos dediquem boa parte do tempo à realização deste sonho.

O que os move? No que acreditam? O que sabem deste mercado de trabalho? Como conciliam as atividades esportivas ao currículo escolar, à família, ao entretenimento e à vida social?

O que dizem suas famílias? E quanto aos professores destas escolinhas de futebol? O que dizem os educadores e os atletas profissionais destes clubes?

Que impacto esta realidade pode representar frente às suas comunidades e à sociedade como um todo?

 

 

EQUIPE BÁSICA

Produção: Flávia Matzenbacher

Pesquisa: Thaís Brito e Flávia Matzenbacher

Roteiro: Luís Mário Fontoura e Rafa Munhoz

Direção: Luís Mário Fontoura

Direção de Fotografia: Eduardo Izquierdo

Fotografia adicional: Karen Eggers

Som direto: Bruno Werbi

Assistência de Câmera: Renata Gianichini

Montagem: Lúcio Born