Bússola – short film

SYNOPSIS

Alex lives with his mother in a country town. Amid the pain of loss, her mother tries to rescue in memory the good memories that remain of her husband and face the fear that the son will have the same fate as the father.

Duration: 15 minutos

Format: 2K

Year: 2018

CPB: B1800037000000

O PROJETO

“Bússola” é um projeto de curta-metragem de ficção produzido coletivamente por um grupo de cineastas que entendem o cinema como uma arte em constante desenvolvimento.

Em sintonia com as intensas mudanças do mercado audiovisual nacional, este trabalho propõe uma nova maneira de fazer e pensar o cinema profissional independente, construindo ideias e produzindo conteúdo de forma colaborativa, ancorado na proposta de incentivo mútuo.

No filme, a vida dos personagens imerge em um drama por conta de um trágico acontecimento: a morte do pai de Alex em um acidente de barco.

Menino exemplar, Alex pouco saber sobre o passado, que sua mãe, insiste em não revelar. Ao ver o filho se interessar por aulas de veleiro, ela começa a reviver dentro de si todas as lembranças que havia deixado adormecidas para criar Alex com força e maturidade. Temendo pelo futuro do garoto, ela o impede de velejar, fazendo com que ele passe a questionar seus motivos e, principalmente, seus silêncios, em meio a tantas dúvidas que o confundem.

“Bússola” passeia pelo íntimo das relações entre mães e filhos, remexendo em questões subjetivas possíveis de acontecer dentro de qualquer família, da ficção ou da vida real. Ao contar o drama vivido por Alex e sua mãe, que veem sua relação abalada por uma série de incompatibilidades, o filme faz pensar sobre diversos processos que integram a construção da personalidade na vida adulta, como o significado da figura paterna, a necessidade de conhecer as próprias origens e a forma como se lida com ausências irreversíveis, como na perda de um ente querido.

O filme surge também como uma iniciativa de nos reinventarmos frente a um cenário audiovisual ainda carente de incentivos culturais que abracem a cadeia produtiva do cinema como um todo, e não apenas nomes já consagrados do mercado. Apostando em um novo modelo de trabalho, unimos uma equipe cheia de talentos que se complementam, pautada, acima de tudo, pelo entusiasmo e paixão pelo que faz.

FESTIVAIS

Selecionado no 7º Cineserra – Caxias do Sul/RS

Selecionado no 1º Festival Santa Cruz de Cinema – Santa Cruz do Sul/RS

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Liane Venturella e Carlos Aleixo

Roteiro e direção: Thiago Ballvé

Produção: Flávia Matzenbacher

Direção de fotografia: Alvaro Escoto

Direção de arte: Sandro Dreher

Montagem: Lúcio Born

Finalização: Rafael Duarte

Música: Gustavo Foppa

Desenho de som:Gustavo Foppa e Pedro Mariano Wortmann

Operação de câmera: Juliano Dutra

Assistência de câmera: Rafael Trindade

Fotografia still & making of: Ana Luísa Moura

Som direto: Cleverton Borges e Juan Quintans

Assistência de direção: Renata Rezende

Direção de produção: Caroline Guerreiro e Flávia Matzenbacher

Produção de set: Ricardo Fagundes

Texto de divulgação nas redes sociais: Renate Ritzel Melgar

Assistência de arte: Giulia Palermo

Produção de figuração: Aline Oliveira

Eletricista-chefe: Leonel Ruiz (Cebola)

Assistência de elétrica: Júnior

Alimentação: Chef Liliane Rosa, André Damaren e Midas Telles

Transporte: Leandro Mercanti

Locação principal: Sítio Fonte Lyon

PATROCÍNIO VIA CATARSE

Sacos e Sacolas Cibapel

Antônio Pieretti Filho

Cristiane Pessoa

Sérgio Lúcio de Lima Pessoa

Suzana Maria Garagorry Ballvé

 

 

BUSSOLA_PARCEIROS

www.catarse.me/bussola

www.facebook.com/catarsebussola/