Bússola – cortometraje
SINOPSE
Alex mora com a mãe numa cidade do interior. Em meio à dor da perda, sua mãe tenta resgatar na memória as boas lembranças que restaram do marido e enfrentar o medo de que o filho venha a ter o mesmo destino que o pai.
Duração: 15 minutos
Formato: 2K
Ano: 2018
CPB: B1800037000000
O PROJETO
“Bússola” é um projeto de curta-metragem de ficção produzido coletivamente por um grupo de cineastas que entendem o cinema como uma arte em constante desenvolvimento.
Em sintonia com as intensas mudanças do mercado audiovisual nacional, este trabalho propõe uma nova maneira de fazer e pensar o cinema profissional independente, construindo ideias e produzindo conteúdo de forma colaborativa, ancorado na proposta de incentivo mútuo.
No filme, a vida dos personagens imerge em um drama por conta de um trágico acontecimento: a morte do pai de Alex em um acidente de barco.
Menino exemplar, Alex pouco saber sobre o passado, que sua mãe, insiste em não revelar. Ao ver o filho se interessar por aulas de veleiro, ela começa a reviver dentro de si todas as lembranças que havia deixado adormecidas para criar Alex com força e maturidade. Temendo pelo futuro do garoto, ela o impede de velejar, fazendo com que ele passe a questionar seus motivos e, principalmente, seus silêncios, em meio a tantas dúvidas que o confundem.
“Bússola” passeia pelo íntimo das relações entre mães e filhos, remexendo em questões subjetivas possíveis de acontecer dentro de qualquer família, da ficção ou da vida real. Ao contar o drama vivido por Alex e sua mãe, que veem sua relação abalada por uma série de incompatibilidades, o filme faz pensar sobre diversos processos que integram a construção da personalidade na vida adulta, como o significado da figura paterna, a necessidade de conhecer as próprias origens e a forma como se lida com ausências irreversíveis, como na perda de um ente querido.
O filme surge também como uma iniciativa de nos reinventarmos frente a um cenário audiovisual ainda carente de incentivos culturais que abracem a cadeia produtiva do cinema como um todo, e não apenas nomes já consagrados do mercado. Apostando em um novo modelo de trabalho, unimos uma equipe cheia de talentos que se complementam, pautada, acima de tudo, pelo entusiasmo e paixão pelo que faz.
FESTIVAIS
Selecionado no 7º Cineserra – Caxias do Sul/RS
Selecionado no 7º Cine Caramelo – Porto Alegre/RS
Selecionado no 2º Festival Saindo da Gaveta – Minas Gerais
Selecionado no 1º Festival Santa Cruz de Cinema – Santa Cruz do Sul/RS
FICHA TÉCNICA
Elenco: Liane Venturella e Carlos Aleixo
Roteiro e direção: Thiago Ballvé
Produção: Flávia Matzenbacher
Direção de fotografia: Alvaro Escoto
Direção de arte: Sandro Dreher
Montagem: Lúcio Born
Finalização: Rafael Duarte
Música: Gustavo Foppa
Desenho de som:Gustavo Foppa e Pedro Mariano Wortmann
Operação de câmera: Juliano Dutra
Assistência de câmera: Rafael Trindade
Fotografia still & making of: Ana Luísa Moura
Som direto: Cleverton Borges e Juan Quintans
Assistência de direção: Renata Rezende
Direção de produção: Caroline Guerreiro e Flávia Matzenbacher
Produção de set: Ricardo Fagundes
Texto de divulgação nas redes sociais: Renate Ritzel Melgar
Assistência de arte: Giulia Palermo
Produção de figuração: Aline Oliveira
Eletricista-chefe: Leonel Ruiz (Cebola)
Assistência de elétrica: Júnior
Alimentação: Chef Liliane Rosa, André Damaren e Midas Telles
Transporte: Leandro Mercanti
Locação principal: Sítio Fonte Lyon
PATROCÍNIO VIA CATARSE
Sacos e Sacolas Cibapel
Antônio Pieretti Filho
Cristiane Pessoa
Sérgio Lúcio de Lima Pessoa
Suzana Maria Garagorry Ballvé